sábado, 15 de outubro de 2011

Fator de corte


Qualquer câmera digital com exceção das câmeras fullframe tem sensores de imagem de menor área do que um quadro do negativo.
O negativo comum de 35mm mede 36mm X 24mm dando uma diagonal de 43mm, aliás é por isso que a objetiva 50mm é considerada normal. Já o sensor usado no exemplo abaixo mede 22,2mm X  14,8mm que dá uma diagonal de 27mm, e é nessa área que será capturada a imagem, isso implica no fator de corte (crop). A parte periférica da imagem que a objetiva “enxerga” não é capturada pelo sensor de imagem e nisso ela não é registrada. Isso não altera a distância focal da objetiva, mas altera seu ângulo de visão. Por exemplo, uma Objetiva 50mm sempre vai se comportar como uma 50mm só que se o sensor for 1.6x menor que o negativo ela terá o ângulo de visão de uma objetiva de 80mm (50mm X 1.6 = 80mm). No visor da câmera você verá o que o sensor está enxergando e o que será capturado.

Abaixo a diferença entre um quadro do negativo e o sensor representado pelo retângulo azul.
 
Negativo 35mm X Sensor DSLR APS-C
Essa diferença é comum nas câmeras DSLR, nas compactas o sensor é bem menor dando um efeito mais apurado.

Aqui também vemos a mesma foto produzida pelo negativo (ou câmera digital fullframe) e abaixo  em um sensor "cropado"
FOTO COM NEGATIVO (ou digital fullframe)


FOTO COM DIGITAL "cropada"

Mesmo estando na mesma distância do objeto e com a mesma distância focal perceba como perdi as bordas da imagem, inclusive a flor no canto inferior direito. A sensação que dá é que eu usei o zoom da câmera.

Abaixo está a visualização o que foi cortado na imagem. A parte mais escura é o que saiu da imagem. Só a parte mais clara é o que o sensor capturou.


esquema

 Se quisermos ter o ângulo de visão de uma objetiva de 50mm é só dividir a distância focal de 50mm pelo fator de corte do sensor. No caso do exemplo acima será 50mm ÷ 1.6 = 31.25. A objetiva que mais apropriada já que não existe objetiva de 31mm seria a 35mm.


Espero que tenham entendido pois é muito importante saber isso antes de comprar sua próxima câmera e objetiva.

Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário