segunda-feira, 30 de junho de 2014

Ajuste de Dioptria


Olá.

Dessa vez vou falar de uma regulagem da câmera bem interessante principalmente para quem não usa o foco automático.
Você já pegou a câmera de um amigo e não conseguiu fazer foco de jeito algum? Ou já repararam que quase nenhum fotógrafo usa óculos quando está trabalhando?
É porque na própria câmera existe uma regulagem chamada de regulagem de dioptria.
Ela é como se fosse a lente de contato de alguém que tenha problemas de visão como miopia ou hipermetropia e que precisa usar óculos tanto para ver de perto quanto de longe.
Na própria câmera ao lado do visor ótico conhecido também como viewfinder, não o LCD, existe uma pequena rodinha para conseguir executar essa regulagem



Nela existe a marcação de + e -, olhando pelo visor e rodando essa rodinha para baixo e para cima você verá a imagem focando e desfocando no visor. Essa regulagem mexe nos elementos internos do visor como se fosse o sistema de focagem da objetiva.

Sem a ocular

Essa regulagem existe pois cada pessoa tem um grau diferente nos óculos e vou ensinar fazer a regulagem a seguir.
 
Para conseguir uma regulagem perfeita você deve olhar para o visor como se fosse fotografar e apertar o botão do obturador até a metade apenas para que as informações nesse visor como abertura, velocidade, ISO e fotômetro apareçam.
Com essas informações visíveis você terá que girar essa rodinha até que essas informações estejam bem nítidas. Quando conseguir deixá-las bem nítidas a regulagem estará terminada.
Essa regulagem não interfere em nada o sistema de foco da câmera, ela serve apenas para que o fotógrafo que precisa usar óculos não precise deles na hora de fotografar.


Muitas pessoas que fotografam esquecem que existe essa regulagem e quando fotografam usando foco manual percebem que suas fotos saem desfocadas mesmo estando nítidas para elas no visor. Chegam ao ponto de até levar a câmera para o conserto quando apenas é uma simples regulagem no visor.

Então, já fez a regulagem na sua?

Até mais!


41 comentários:

  1. Respostas
    1. Que bom que ajudou!
      Agradeço a visita aqui no blog!

      Excluir
    2. Quanto sofrimento . Eu acredita que as fotos estavam saindo desfocadas . Mais desfocadas estão minha visão. Kkkkk obg pela diga

      Excluir
    3. Que bom que essa dica te ajudou.
      Boas fotos!

      Excluir
    4. admiro quando a gente descobre pessoas que se preocupam com os outros no afa de dar informacoes para sempre ajudar a tornar a vida mais facil. Muito obrigado, informacoes simples e precisas Flavio. Valeu!

      Excluir
    5. Não tem o porque esconder qualquer informação. Todas as dicas que dou no aqui no blog podem ser aprendidas em qualquer curso básico ou mesmo achar no manual da câmera que é o caso dessa que você escolheu para comentar. Também me preocupo em dar as dicas o mais "mastigadinha" possível, sem muitos termos técnicos para que qualquer um, até mesmo crianças possam aprender e se aproveitarem delas para evoluir nas suas próprias fotografias.
      São comentários como o seu que me fazem continuar.
      Obrigado!

      Excluir
  2. Socorro, esse botão não está ajustando nada e no visor aparece tudo borrado, me ajudem ?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.
      Girando o botão sentido horário ou anti-horário você altera a regulagem. Quando as informações do visor aparecem nítidas para você significa que a regulagem foi bem sucedida.
      No caso de você ter um grau de óculos maior você precisa ir em uma assistência técnica para poder aumentar o grau de regulagem.
      Lembrando que o ajuste de dioptria não tem nada a ver com o ajuste do foco da fotografia.
      Obrigado pela visita!

      Excluir
  3. Adorei a dica!
    Estou começando agora na fotografia vou sempre olhar este blog =)

    ResponderExcluir
  4. E se minha cam sofreu um tombo e desajustou a diopetria. É possível arrumar em casa, ou melhor mandar para um técnico?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alan.
      Câmera fotográfica é muito sensível a qualquer tipo de pancada pior ainda uma queda. Provavelmente esse tombo afetou alguma peça interna do que uma simples desregularem e por isso melhor levar em um técnico para avaliação e possível troca do componente avariado. Boa sorte!

      Excluir
  5. Uma pergunta: Meu grau de miopia é grande, e aparentemente o curso deste ajuste não me dá um foco perfeito no modo manual. Algum outro recurso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paulo.
      Existem oculares para quem tem maior grau para substituir a original.
      Tente procurar junto ao fabricante de sua câmera e nas lojas especializadas.
      Até mais e obrigado pela visita!

      Excluir
  6. Bacana o blog!Postaram no Face e vim conferir. Parabens!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigado Vanessa!
      Faço o Fotodica com muito carinho e sempre no último dia do mês uma nova dica para vocês!
      Abraço.

      Excluir
  7. Boa tarde e no caso da pessoa. Que só tem astigmatismo? O botão serve da mesma forma?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado pela visita!
      Provavelmente funciona da mesma forma. Você deve achar sempre uma regulagem em que consiga enxergar tudo nítido no visor.
      Até mais!

      Excluir
  8. Muito obrigada!!! Pensei que tivesse quebrado a câmera. Comprei e fui fuçar, e depois fiquei desesperada por estar desregulado. Agradeço muito! !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sayuri.
      Fico feliz que tenha ajudado.
      Obrigado pela visita e pelo comentário.

      Excluir
  9. Socorro, o meu botão de regulagem não gira! Ele não sai do lugar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Veja no manual de sua câmera se existe essa regulagem e como pode ser feita.
      Obrigado pela visita!

      Excluir
  10. Cara... Muito obrigado, de verdade. Sou leigo nesses assuntos. Uma vez em uma aula de fotografia na faculdade eu não consegui enxergar nada e a professora disse que eu deveria fazer um exame de vista urgente. Fiquei com aquilo na mente e me questionando bastante pq minha visão nunca me atrapalhou durante toda a vida. Agora peguei uma câmera emprestada para brincar e não estava enxergando, pensei que a prof estava certa. Aí cheguei aqui e aprendi a ajustar. Muito obrigado! Estou enxergando perfeitamente kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.
      Que bom que essa dica te ajudou.
      Obrigado por deixar seu comentário.
      Até a próxima fotodica!

      Excluir
  11. Obrigado pela dica. Meu grau é bem alto e agora eu enxergo tudo direto, principalmente a barra de focagem.

    ResponderExcluir
  12. Finalmente entendi para que serve! muito obrigado!!!!

    ResponderExcluir
  13. esse botão da minha camera não quer girar, o que posso fazer? ele ta emperrado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Josiane.
      Em algumas câmeras esse botão é falso.
      Veja no manual da sua câmera se existe regulagem.
      Até mais!

      Excluir
  14. Ótimas dicas, me ajudou muito! Grande Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que está te ajudando!
      Abraço e fique ligado nas próximas dicas!

      Excluir
  15. Flávio, agradeço pela dica.
    Eu sou míope, e gostaria de fotografar no manual sem óculos usando o visor óptico. É possível fazer isso com o ajuste de dioptria? Como faço isso? Foco no automático e depois ajusto com o regulador de dioptria?

    Grato,

    Luís.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá João Luis.
      Como dito na dica você deve ligar a câmera para que as informações apareçam no visor e fazer a regulagem de dioptria. Conseguindo o ajuste você pode fotografar normalmente sem óculos e não precisa mexer mais na regulagem. Lembrando que o ajuste de dioptria não tem relação com o foco da fotografia e sim apenas do visor ocular.
      Abraços!

      Excluir
    2. Ola Flávio!
      Meu problema e astigmatismo e hipermetropia.
      Esse ajuste TB serve para meu caso?
      Só vi vc citar Miopia e hipermetropia.
      Pode me ajudar?
      Até agora ninguém soube me responder isso.
      Fico no aguardo!

      Excluir
  16. Eu tenho uma d3200, consigo fazer o ajuste para exergar as informacoes do viewefinder porem a imagem fica borrada, tenho miopia e esta no maximo, o ajuste, tem algo que possa ser feito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Normalmente quando você consegue ver as informações nitidamente no viewfider significa que vocÊ conseguiu a regulagem ideal para seu "grau ocular". Se suas imagens ficam ainda borradas pode ser o foco automático da objetiva que esteja com problemas. Sugiro levar sua câmera a uma assistência técnica para resolver o problema relatando isso que contou aqui nos comentários.
      Boa sorte!

      Excluir
  17. Respostas
    1. Que bom que as dicas estão te ajudando! Continue acompanhando!!!

      Excluir
  18. Amigo estava tendo problemas, essa dica me foi de grande valia. Obrigado mesmo.

    ResponderExcluir